O professor José Ricardo da Silva é mestre em Engenharia de Produção, possui graduação em Pedagogia - licenciatura plena com habilitação em administração escolar. É coordenador do curso de graduação em Tecnologia de Automação Industrial, e dos cursos de pós-graduação em: Automação e Controle; Gestão de Energia e Eficiência Energética e Internet das Coisas (IoT) da Faculdade de Tecnologia SENAI Mariano Ferraz. Coordenou o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrônica e Automação do SENAI-SP, integrado à rede nacional de institutos de tecnologia do SENAI de 2014 a 2017.

http://lattes.cnpq.br/4265707704748230

  

  

O professor Daniel Barbuto Rossato é mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) com estudos na área de Controle, Robótica e Inteligência Artificial. É graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Controle pela mesma instituição. É técnico em Eletrônica com ênfase em Automação pela Escola Senai “Anchieta”. Atualmente é doutorando em Engenharia Eletrônica e Computação na área de Sistemas e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como engenheiro de manutenção industrial, na área de eletrônica e automação. Foi premiado com medalha de bronze na modalidade Mecatrônica na Wordskills em Saint-Gallen. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Controle, Projetos e Processamento de Sinais. 

http://lattes.cnpq.br/2551200752400438

 

  

 

 

O professor Ariel da Silva Dias é mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atuou como analista de tecnologia e desenvolvedor para plataformas web e mobile. É docente desta faculdade nos cursos de pós-graduação nas disciplinas de Linguagens de Programação, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Mobile e Computação em Nuvem. 

http://lattes.cnpq.br/1048369160838333 

 

 

 

A professora Laura Camilo dos Santos Cruz é doutora e mestre em Letras pela Faculdade de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), especialista em Literatura e Linguística pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), especialista em Ensino à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É graduada em Letras pela UMESP. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Comunicação e Metodologia do Trabalho Científico. É autora e coautora de livros e artigos, com participação em congressos e seminários.

http://lattes.cnpq.br/4985641474536109

 

 

 

 

O professor Paulo André dos Santos é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É graduado em Tecnologia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia Senai “Armando de Arruda Pereira” e técnico em Eletroeletrônica. Atualmente é doutorando em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atuou em empresas na área de eletrônica, sensores e automação industrial. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Cálculo, Eletricidade, Eletrônica e Sensores. Possui publicações como autor em livros e em artigos de congressos e periódicos.

http://lattes.cnpq.br/9573281201321727

 

 

 

 

O professor Douglas da Serra Ogata é especialista e mestrando em Automação e Controle. É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade Paulista e técnico em Eletrônica com ênfase em Automação pela Escola Senai “Anchieta”. Atuou em projetos de automação industrial. Foi premiado com medalha de bronze na modalidade Mecatrônica na Worldskills em Saint-Gallen. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Controle Lógico, Controladores Programáveis, Redes Industriais e Sistemas Supervisórios, Robótica e Arquitetura Integrada. 

http://lattes.cnpq.br/1284762164547254

 

 

 

 

O professor Rogério Souza de Lacerda é especialista em Estatística Aplicada. É graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) e técnico em Eletrônica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). Atualmente é mestrando em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Atuou em manutenção e projetos de sistemas elétricos industriais. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Física, Máquinas Elétricas e Sistemas Elétricos. Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5815342043615193

  

 

  

O professor André Luis dos Santos é mestre em Engenharia Mecânica e Doutorando pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) com aplicação de sistemas embarcados na área médica. É especialista em Tecnologia de Software pelo Programa de Formação Continuada da Universidade de São Paulo (PECE/USP), graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista e concluiu curso técnico em eletrônica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). Atuou como engenheiro desde a especificação e projeto até a implantação e manutenção de projetos de automação em empresas integradoras de sistemas e fabricantes de máquinas e, mais recentemente, vem atuando na área de desenvolvimento de software. É docente desta faculdade nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de redes industriais e tecnologia da informação.

http://lattes.cnpq.br/1891985094962230

 

 

 

  

O Professor Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira é Engenheiro Mecânico (1985), Mestre (1994) e Doutor (2000) pela Escola Politécnica da USP. De 1997 a 1999 realizou pesquisa nos laboratórios do Instituto de Mecânica da Universidade de Kassel (GhK) na Alemanha com bolsa de doutorado sanduíche do Serviço de Intercâmbio Acadêmico da Alemanha - DAAD / CAPES. Professor da Escola Politécnica da USP desde 1996, ministra aulas na área de vibrações, instrumentação, dinâmica e qualidade. Pesquisador do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Vibrações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT de 1986 a 1996 e 2001 a 2011, prestou serviços à indústria e desenvolveu pesquisas referentes à análise e medição de vibrações, estruturas mecânicas e ensaios mecânicos para solução de problemas dinâmicos em máquinas e instalações industriais. Pesquisador visitante no Centro de Pesquisas Aeroespaciais da Alemanha (DLR) em Göttingen em 1991/92 com bolsa da Fundação Krupp - Alfried Krupp von Bohlen und Halbach Stiftung, desenvolveu pesquisa em Análise Modal Experimental aplicada a estruturas aeroespaciais (Ground Vibration Test). De 2000 a 2001 atuou como engenheiro de estruturas da Empresa Brasileira de Aeronáutica - EMBRAER no projeto estrutural dos modelos de aeronaves a jato regional (ERJ135XR) e executiva (ECJ135). De 2001 a 2011 atuou como Pesquisador 3 do Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas ? LEME do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT. É sócio fundador da Minerva Serviços Técnicos Especializados em Engenharia Ltda que presta serviços à indústria na área de medição e analise de vibrações em máquinas e instalações industriais, modelagem, simulação e identificação de sistemas dinâmicos e validação de modelos. Participa em eventos científicos nacionais e internacionais com trabalhos publicados em congressos e revistas técnicas. Linha Geral de Pesquisa: Análise e medição de vibrações em estruturas rotativas. Identificação de sistemas e análise modal experimental. Dinâmica de máquinas e estruturas. Validação de modelos estruturais estáticos e dinâmicos. Especialidade: Vibrações, técnicas experimentais, análise de sinais mecânicos e diagnóstico de falhas em máquinas. Ensaios dinâmicos, calibração de transdutores e medidores de vibração, balanceamento. Análise numérica (FEM) estática e dinâmica aplicada a máquinas e estruturas.

http://lattes.cnpq.br/0561481477352247